Artistas

Eduardo Kobra


Nascido em 1975 no Jardim Martinica, bairro pobre da zona sul paulistana, o artista Eduardo Kobra tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com mais de 500 obras realizadas em ruas do Brasil e de outros 17 países.
Desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, ele detém o recorde de maior mural grafitado do mundo – primeiro com ‘Etnias’, pintado para celebrar o evento, com 2,5 mil metros quadrados; marca superada por ele mesmo em 2017, com uma obra em homenagem ao chocolate que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.
Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012 no High Line, em Nova York – apagada quatro anos mais tarde. Trata-se de uma releitura cheia de cores da imagem feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995) em 13 de agosto de 1945, quando o povo saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.
Kobra começou a desenhar em muros na clandestinidade, como pichador, ainda durante a adolescência. O gosto pela espontânea arte de rua já era visível no garoto, que colecionava advertências por intervenções não autorizadas na escola e chegou a ser detido três vezes por crime ambiental – justamente por conta do uso irregular de sprays em muros das redondezas.
Nos anos 1990, trabalhou fazendo cartazes, pintando cenários de brinquedos e criando imagens decorativas para eventos naquele que era o maior parque de diversões do Brasil. Era a primeira vez que ele, filho de um tapeceiro e de uma dona de casa, ganhava dinheiro com suas imagens. O trabalho foi bem-sucedido, tanto que lhe rendeu convites para atuar também em outras empresas e junto a agências de publicidade.

Resultado de imagem para grafite

Os gêmeos (Gustavo e Otávio Pandolfo).

Resultado de imagem para Os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo
Autores de vários grafites importantes, os Gêmeos de São Paulo viajam pelo mundo espalhando sua arte.
Resultado de imagem para Graffiti feito pelos gêmeos no Canadá
Graffiti feito pelos gêmeos no Canadá. Fonte: Hypenes.
Resultado de imagem para Painel feito pelos gêmeos em Boston
Painel feito pelos gêmeos em Boston. Fonte: Tecto.
Resultado de imagem para O Beijo eduardo kobra
Uma de suas obras mais famosas, “O Beijo”. Fonte: Eduardokobra.com

Fabio de Oliveira Parnaiba

Resultado de imagem para Fabio de Oliveira Parnaiba
Fabio, conhecido no mundo das artes como “Crânio”. Seus trabalhos sempre possuem forte crítica social e política e sua marca é o uso de seu personagem índio para protagonizar suas críticas.
Resultado de imagem para Fabio de Oliveira Parnaiba
O índio, seu personagem central, chama a atenção para assuntos relevantes para o país como a Amazônia, as reservas florestais e o nacionalismo. Fonte: Dionisio Arte.

Jean-Michel Basquiat (1960-1988)

Resultado de imagem para Retrato de Jean-Michel Basquiat
Retrato de Jean-Michel Basquiat. Fonte: Indiecolor.

Um dos maiores nomes no universo dos grafiteiros, nascido nos estados unidos, deixava suas críticas e mensagens poéticas em prédios abandonados em Manhattan no final dos anos 1970.

Banksy

Outro grande nome no cenário é Banksy, um artista misterioso inglês, que prolifera sua arte feita com stencil ao redor do mundo, com trabalhos recheados de críticas sociais sobre os problemas contemporâneos. 

Resultado de imagem para banksy gaza
Obra feita por Banksy em um muro de Gaza. Fonte: Hypness.

Blek le Rat

Xavier Prou, mais conhecido como Blek le Rat e nomeado por muitos como pai do stencil. Nasceu em Paris e ilustra as ruas da capital francesa com mensagens de cunho político.

Resultado de imagem para Blek le Rat Exposição de Blake le Rat em São Francisco, Estados Unidos
Exposição de Blake le Rat em São Francisco, Estados Unidos. Fonte: Street Art United States.